Entre em contato

email: alexandre65@gmail.com
msn: alexandre65@gmail.com
www.twitter.com\alexandregalves

Tá difícilde achar? Não encontrou? Pesquise aqui!

Pesquisa personalizada

sábado, 24 de novembro de 2007

Um Partido de idéias e de coração

Há pouco tempo atrás um conhecido me questionou o que eu via e o que eu queria com o PCdoB, minha resposta veio de imediato: acredito no socialismo, em uma sociedade mais justa e que o PCdoB é um instrumento de luta política partidária para alcançarmos isso. Sua resposta em tom irônico de quem está cansado de política e dos políticos foi tão imediata quanto a minha:  "Duvido ser só isso!" e isso me fez refletir.

Minha reflexão de maneira alguma visa comparar partidos, movimentos ou combatividade de um ou de outro, mas somente sobre o meu relacionamento e do relacionamento que a maioria dos militantes que conheço possuem com o PCdoB. Parando para pensar todos nós poderíamos estar em casa parado e assistindo o filme da vida passar na TV ou quem sabe buscando alguma forma de se ganhar mais dinheiro para conseguir acumular mais e mais capital (essa é a lógica capitalista que domina o mundo hoje).

Ao contrário disso cometemos a insanidade (como muitos chamam) de acreditarmos que podemos e que vamos mudar a sociedade através das nossas idéias que se transformam em lutas há décadas, e por sermos insanos (aceitando o adjetivo) levamos essas idéias para nosso dia-a-dia envolvendo nos com sindicatos, associações de moradores, diretórios acadêmicos e tantos outros locais onde é possível encontrar pessoas que querem mudar o mundo. E nossas idéias e convicções nos fazem dedicar mais e mais tempo para militância, nesse momento vejo que as idéias não estão somente em nossas cabeças através das teorias que estudamos, elas passaram para nosso coração e consequentemente pulsam em nossas veias.

Queremos deixar de qualquer maneira de sermos espectadores e passarmos a diretores do filme da vida, mas não somente para dizer que chegamos lá, mas sim para dizer que chegamos e fizemos um final diferente no filme. Essas idéias e sentimentos que afloram acabam contagiando outras pessoas que primeiro acreditam nas idéias que defendemos e depois de algum tempo se apaixonam por elas passando a cometer insanidades como nós cometemos a cada dia e passam a sentir a necessidade da revolução social em suas veias.

Mas se tanto me dizem que é coisa de louco eu respondo que é uma insanidade sadia que nos apaixona e nos faz acreditar e lutar a cada dia em uma sociedade socialista, essa insânidade junto com o pensar e o pulsar revolucionário sintetiza o algo mais que meu amigo questionou sobre o que encontramos no Partido Comunista do Brasil.

alexandre65_2