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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Por que acentuamos Petrobrás?

Texto de Alessandra Murteira - Assessoria de Imprensa da FUP em resposta a questionamento sobre a acentuação que os Sindicatos usam no nome Petrobrás.




a.. A FUP voltou a utilizar a palavra Petrobrás, devidamente acentuada, a
partir de fevereiro de 2002, após decisão conjunta em reunião com todos os
sindicatos de petroleiros.


b.. Para quem não sabe (ou não se lembra), Petrobrás era acentuada até o
início da década de 90. Em 1994, a logomarca da estatal foi modificada e a
palavra Petrobrás perdeu o acento. O modelo neoliberal de governo e gestão
das empresas públicas impôs ao longo de toda a década de 90 a abertura e
internacionalização da Petrobrás. E na língua inglesa não existe acento.


c.. Quem esqueceu a tentativa do então presidente da Petrobrás, Henri
Reichstul de alterar, da noite para o dia, o nome da empresa para Petrobrax
em dezembro de 2000? Pois uma das razões alegadas por Reichstul na época
foi de que a nossa Petrobrás tinha duplo sentido lá fora, pois Bras significa
sutiãs em inglês.


d.. Justamente para reafirmar a posição do movimento sindical petroleiro
em defesa da Petrobrás enquanto empresa pública e eminentemente brasileira,
é que a FUP decidiu resgatar o acento, que, aliás, gramaticalmente é
corretíssimo. Errado, em nosso português, é escrever Petrobrás sem acento.

e.. Gramaticalmente, o acento agudo em Petrobrás se justifica porque a
palavra é oxítona terminada em AS. O fato de ser uma sigla não implica
correção para eliminar o acento agudo na última sílaba da palavra
Petrobrás. A Nestlé também é uma sigla e mantém até hoje o acento agudo.

f.. Vejamos a opinião dos estudiosos da língua portuguesa. João Ubaldo
Ribeiro, escritor, colunista de O Globo, na sua crônica semanal, de
24/02/2002 escreveu: "Petrobrás para mim é e sempre será com acento...
Petrobras sem acento é porque aqui tudo é em inglês e em inglês não se usa
acento."

g.. O professor de gramática Pasquale Cipro Neto, em sua coluna "Ao Pé da
Letra", no jornal O Globo de 03/01/1999 já havia esclarecido: "Uma empresa
genuinamente brasileira, a Petrobrás, ou melhor, a ex-Petrobrás, atualmente
Petrobras, também resolveu mandar as favas o acento. Um dos supostos
motivos é interessantíssimo: lá fora, as pessoas confundem o acento com um
apóstrofo e acham que está escrito "Petrobra's. Em inglês, esse "s" precedido do
apóstrofo indica a idéia de posse. Isso explica por que em muitos bares e
lanchonetes - do Brasil - você vê algo como "Chico's Bar", o que
correspondente a "Bar do Chico".

h.. Ensina o Professor Pasquale: "Para que não fique nenhuma dúvida, em
português, as oxitonas terminadas em "a", "as", "e", "es", "o", "os", "em",
"ens" são acentuadas: vatapá, café, você, jiló, avó, alguém, Petrobrás,
jacarés, urupés, carijós, supôs, parabéns. Alguém pode dizer que marca é
marca, que cada um escreve como quer, etc. Se o nome da marca é escrito em
português, nada justifica que sua grafia não respeite o padrão ortográfico
da língua portuguesa."