Entre em contato

email: alexandre65@gmail.com
msn: alexandre65@gmail.com
www.twitter.com\alexandregalves

Tá difícilde achar? Não encontrou? Pesquise aqui!

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Impasse do Imposto Sindical

Finalmente foi votado ontem na Câmara dos Deputados o fim do famigerado Imposto Sindical, no meu ponto de vista se o projeto for aprovado no Senado Federal teremos o fechamento de milhares de sindicatos que vivem desse imposto e que não tem nenhum tipo de atuação junto as suas bases mas com isso teremos a vitória dos Sindicatos que lutam para defender seus associados.

Parece mentira, mas muitos sindicatos no Brasil vivem somente das contribuições obrigatórias (1 dia de salário do trabalhador) e não possuem assim quadro de associados. Mas a pergunta que deve ser debatida é:

O que leva alguém a se associar no seu sindicato?
É justo alguns trabalhadores contribuírem mensalmente e outros apenas anualmente e gozarem dos mesmos privilégios?

Pela visão de luta de classe não podemos titubear que é a representatividade da classe trabalhadora que leva as associações e para que esta representatividade seja independente temos que manter financeiramente o movimento, repito movimento, pois não estamos tratando de algo estático.

Quanto aos privilégios dos associados devemos acabar com essa história de achar que sindicato é para fazer camisetas, fazer campo de futebol ou confraternizações, não que eu seja contra, mas o papel principal do sindicato é a lutar pelos direitos dos trabalhadores e seus associados devem cobrar isso de suas direções. Como diria a corrente “O Trabalho” que no último ano manteve um bom relacionamento com a CSC na CUT SC Sindicato é pra lutar! (mas tem que lutar mesmo)

Nenhum comentário: